CONCIENTIZAÇÃO PARA O USO RACIONAL DOS RECURSOS HIDRICOS
Dizer –se que a água doce vai acabar isso não é real ,mas sim imprópria para o consumo devido a poluição e contaminação.Precisamos não só de taxação diferenciada visando o racionamento e uso consciente de nossos recursos hídricos de maneira sustentável, garantindo assim as futuras gerações, abundância de água pura e cristalina,e também implantação de medidas com todos os segmentos da sociedade com uma repressão severa a fim de garantir o abastecimento quase que de forma natural.Ex: Cidades- todas terem em seu plano diretor como exigência primordial ás novas edificações implatação de sistemas de captação de águas pluviais de no mínimo 10.000 litros mais 40% do lote em área permeável. Estaríamos evitando tragédias como deslizamentos enchentes urbanas e ao mesmo tempo possibilitando a percolação desta água no solo, que contribuiria para a manutenção do nível de água do lençol freático.
Na zona rural – implatação de curvas de níveis em terrenos acentuados ,conforme a indicação topográfica , retendo esta água evitando erosões .
Nas granjas –sistemas de captação de águas pluviais , reservando-as em grandes tanques a qual poderia ser usada para a higienização e limpezas dos galpões.
Grandes terreirões de café toda água deste também deverião ser desviadas para tanques adequados que serviria para o uso na lavagem do café durante a colheita, que geralmente acontece em época de estiagem.
Na pecuária usar água canalizada até os coxos evitando o assoriamento dos lagos rios e nascentes ,assim mantendo a pureza da água. Jamais permitir descargas diretas dos dejetos dos currais e abatedouros nos rios.
Nas industrias –laticínios, insumos para a construção civil papel e celulose,frigoríficos, taxação conforme produção de cada setor sendo estes os maiores consumidores de água.Exigencia de uma estação de tratamento de esgotos e sistemas de captação de águas pluviais.
Se todas estas medidas citadas aliadas a cobrança proposta em Lei fossem tomadas com certeza teríamos rios , córregos e nascentes com águas límpidas e menor seria o impacto ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário